Projeto Limpeza dos Mares ultrapassa a triste marca de
110 toneladas de lixo

Última etapa foi no sábado, 31 de julho de 2021, na Praia do Canto Grande, em Bombinhas - SC.

Nem mesmo o frio afastou os voluntários que participaram de mais uma etapa do Limpeza dos Mares, que aconteceu em Bombinhas (SC) neste último dia 31 (sábado). Foi a 25ª etapa, que infelizmente fez com que o projeto chegasse à triste marca de mais de 110,7 toneladas retiradas do fundo do mar, praias e costões em toda a história do projeto.

Já na sexta-feira, dia 30, o projeto se reuniu com os pescadores e maricultores da região para falar sobre a importância do projeto e da necessidade de ter o apoio de todos que do mar tiram seu sustento. Desta vez a ação aconteceu na praia do Canto Grande, nas proximidades do trapiche. Duas embarcações grandes, com mais quatro barcos de apoio, cerca de 30 mergulhadores e 50 voluntários estiveram desde cedo para retirar o lixo que mais uma vez surpreendeu pela quantidade absurda de plásticos e restos de redes que estavam principalmente no fundo do mar e pelos costões.

Foram mais de 500 garrafas, entre pets e bombonas, em torno de 4,5 mil bitucas de cigarros, tapinhas de garrafa, fogão, pneu, latinhas, garrafas de vidro, isopor, borrachas, isqueiros e coletes velhos, muita embalagem de produtos domésticos, brinquedos e mais de quatro toneladas de restos de redes, além de mais de 1 km de redes ilegais encontradas pela Polícia Ambiental no caminho para o QG do Limpeza em Bombinhas.

A base de apoio do Projeto foi montada em cima do Trapiche do Canto Grande, onde o lixo foi separado, catalogado e depois colocado em dois caminhões separado entre orgânico e reciclado - doados a uma cooperativa local. Os restos de redes foram para reciclagem, que serão transformados em produtos para o Projeto.

“Lamentavelmente foi mais uma vez decepcionante ver um costão com visual espetacular ser usado como descarte de lixo. Estamos transformando estes resíduos em produtos, como utensílios domésticos, que podem ser adquiridos para ajudar o projeto a continuar mergulhando fundo através do site www.limpezadosmares.com", informa Michele Castilho, diretora do Projeto.

A realização do Limpeza dos Mares é da ACATMAR, Mundo Mar e Acquanauta Floripa, e conta com patrocínio mantenedor do Fort Atacadista e apoio da Polícia Militar Ambiental de SC, Capitania dos Portos de SC, ICMBio, Companhia da Praia, P & P Polímeros, Floripa Eco Sacolas Ecológicas, Iate Clube Veleiros da Ilha, Paulista Balões, Plastkolor e o Programa Bandeira Azul.

Esta 25ª edição também contou com apoio da Prefeitura Municipal de Bombinhas, por meio da Fundação De Amparo ao Meio Ambiente, Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Pesca e Aquicultura, Conselhos Municipais de Turismo e Meio Ambiente, Projeto Escola do Mar, Instituto Tartabinhas, Associação de Maricultores de Bombinhas, Colônia de Pescadores Z22, Escolas e Operadoras de Mergulho de Bombinhas, Associação Empresarial de Bombinhas, Rede Costa Esmeralda de Hotéis e Pousadas e VB Hotéis e Eventos.

Confira matéria da Etapa do Limpeza que saiu no Jornal do Almoço da NSCTV SC